sexta-feira, 22 de março de 2013

Fotomontagem e fotopintura como meio de expressão artística.

       Este trabalho tem o intuito de mostrar as principais características que contribuíram para a realização das obras de artes, através de fotomontagem e fotopintura, que longo do tempo provocou profundas mudanças nas artes visuais, deixando a fotografia de forma mais natural. E para entender melhor como utilizar cada forma artisticamente, as quais até hoje são usados para criar várias e bonitas montagens ou pinturas de fotos. Formando outra imagem conforme a técnica que o artista escolher para trabalhar a fotografia. Diante isso, esta atividade também irá explicar como trabalhar a fotografia como ferramenta artística, e assim esclarecer melhor a respeito do assunto.
      Fotomontagem é o processo que serve para  fazer uma composição através de fotografia ao cortar e reunir diversas fotos para formar outra imagem. Este tipo de trabalho é realizado atualmente através de softwares de edição de imagem como photoshopping e gimp, programas muito utilizado pelos artistas. Onde a qualidade de fotografia vai depender da pessoa que estiver trabalhando com o processo de montagem de imagem, buscando sempre um resultado mais feito possível entre os recortes das figuras. Quem trabalha com esse tipo de expressão pode realizar interessantes combinação de fotos, enfim pode usar o processo como matéria-prima para uma proposta que vai além do retrato.
      Fazer fotomontagem ficou muito fácil com os programas que o computador oferece para usuário, com diferente imagem que o artista pode usar para cortar e depois só colocar cada recorte em seu devido lugar, sobre a imagem que está sendo utilizado como plano de fundo. Agora dá para fazer montagem entre amigos e criar umas fotos divertidas para guardar como lembrança de amigos.
      Com ajuda da fotomontagem, o artista pode utilizar antigas fotografias para fazer uma nova composição, combinando as imagens recortadas e digitalizadas para dar origem a uma obra de arte surrealista. Por isso, a tendência de fotomontagem é a mais explorada na contemporaneidade, tornando se a forma muito usada por fotógrafos no mundo inteiro. Devido à capacidade de transformar varias imagens em uma única fotografia, por isso, hoje é muito comum visualizar foto que foram feitos pelo processo de fotomontagem.
      Fotopintura é outra tendência que serve para trabalhar com fotografia, que surgiu na época que havia apenas as fotos em preto e branco. Por quer, não existia máquinas fotográficas coloridas, e para os artistas colorirem as imagens que não tinham cor, deu-se origem à técnica chamada de fotopintura, onde o pintor era contratado para colorir o retrato, que antes eram em preto e branco, com ajuda da pintura ganha cor e vida, deixando a imagem de forma mais natural, além de poder fazer pequenas ajuntes no perfil da fotografia.
      A fotopintura vai um pouco além de colorir uma imagem, este processo serve também restaurar fotos bem antigas, para guardar o retrato por mais tempo. Por meio dela, o artista não apenas dá cor a fotos em branco e preto, o pintor ainda pode cria nova imagem, caso precise o artista pode alterar o cenário do retrato podendo colocar algumas personagem, para deixar a imagem trabalhada mais colorida e com mais detalhes.
      Para realizar essa técnica os pintores na época utilizavam tinta guache, mais hoje em dia já existe outro tipo de tinta, que serve para fazer o mesmo processo de fotopintura, além disso, hoje todos podem ter máquinas fotográficas, que tem a capacidade de revelar fotos coloridas. É por isso, que a técnica da fotopintura tornou se importante forma de expressão para realizar brilhantes obras de artes visuais. 
      Portanto, os dois processos que acabamos de conhecer, desde o nascimento da fotomontagem até hoje, é uma das técnicas importante que artistas usam para criar outra característica à visualização da imagem. Podendo trabalhar com várias e diferentes fotografias, e assim fazer as combinação entre os recortes de fotos, dando origem a uma nova representação a imagem. Outra técnica é fotopintura muito utilizado pelos artistas para colorir fotografia, que antes eram em preto e branco, e com ajuda da pintura a foto que não tinha cor, passou a ser colorido através de fotopintura.  


Passo a passo do processo de fotomontagem.
      Esta montagem foi feita a partir de seis fotos recortadas, como pode ser vista a seguir.

Figura 1: Gimp é o programa que foi utilizado para fazer fotomontagem. 

Figura 2: As duas imagens que foram utilizados primeiramente.

Figura 3: Selecionado a parte desejada para cortar.

Figura 4: Resultado da parte cortada quando apagar os objetos indesejados.

Figura 5: Agora começa a parte de mover a imagem cortado, para o plano de fundo desejado.

      Caso deseja inserir mais fotos, é só ir ao arquivo, abrir pasta de imagem e selecionar para abrir e depois de cortar o objeto desejado, para mover ao plano de fundo que está sendo trabalhado, como vamos ver a seguir. 

Figura 6: como podemos ver foram inserida mais duas imagem, e para aumentar e diminuir o tamanho de imagem é só redimensionar.


Figura 7: mais duas imagens foram cortadas e inserida para dá qualidade a fotomontagem.

Figura 8: Este é o resultado final realizado pelo processo de fotomontagem.

      Portanto, trabalhar com a técnica de fotomontagem, podemos criar uma fotografia bastante interessante, com vários recortes de imagem fazendo a combinação entre eles. Como pode ser vista na figura 8. 

                                            Passo a passo do processo de fotopintura.
      Esta pintura foi feita com minha própria fotografia em preto e branco, como pode ser vista a seguir. 

Figura 9: Foto que será usado para a técnica fotopintura.

Pintando o fundo da fotografia, ou seja, começar o processo de colorir a imagem, para de depois pintar outras da foto.
Figura 10: Pintando o plano de fundo da imagem.

Figura 11: Pintando a parte do cabelo.

Figura 12: Colorindo o rosto da figura humano.

Figura 13: Trabalhando a parte cores dos olhos.

Figura 14: Neste processo foi feito acabamento no cabelo, no rosto, olhos, da boca e outras. 

Figura 15: Dando cor a parte da camisa, depois só aceitar alguns detalhes da imagem.

Figura 16: Este é o resultado final da fotopintura realizado na fotografia em preto e branco. 
      Como podemos ver trabalhar com o processo da fotopintura é bastante fácil, por isso, essa técnica era muito utilizado para colorir fotos que não cor, a figura 16, mostra como é possível mudar o cenário de uma fotografia branco e preto.

terça-feira, 12 de março de 2013

Os cinco vídeos que podem auxiliar as aulas de artes visuais.

     Através de vídeos educativos, com certeza as aulas ficam mais interessantes para o aluno, facilitando a construção de conhecimento sobre um determinado assunto de artes, ou qualquer outra disciplina. Com uso de vídeo o estudante pode esclarecer e entender melhor o assunto, e assim criar e enriquecer seu conceito a respeito do tema que está sendo abordado. Diante disso, vamos conhecer cinco vídeos que podem auxiliar as aulas de artes visuais.

Primeiro vídeo-Alegria Infantil - Pra Que Arte na Educação
http://www.youtube.com/watch?v=fuzdpVBS5bI

     Este é um tipo de vídeo que pode utilizado para incentivar os alunos a gostar de estudar e praticar arte, pois a arte faz parte do dia a dia do ser humano, mais muitas vez não darmos maior atenção para os pequenos detalhes da vida. Com isso, o vídeo “Pra que arte na educação”, vem para esclarecer que com arte também podemos ensinar e educar as crianças, não apenas crianças, outras pessoas mais velhas, que até hoje estão aprendendo através da arte.
     Com ajuda da arte podemos criar algo, usando apena a imaginação, além disso, o aluno pode transformar pequenas coisas em grandes obras de arte, pode expressar seu ponto de vista sobre o tema proposta, para isso, basta querer e fazer acontecer, pois tudo é possível. O vídeo facilita muito o trabalho do professor e também fica melhor para a aprendizagem do estudante. Este vídeo pode ser aproveitado nas aulas de arte, com os alunos do ensino fundamental, para estimular as crianças usar a criatividade, para adquirir novos conhecimentos.


 Segundo vídeo- Artes visuais
http://www.youtube.com/watch?v=Y4YxOUZPZyc

     Nesse vídeo, explica como a arte pode fazer a diferença na vida do ser humano, isso significa que a arte abrange todas as disciplinas de ensino, de qualquer forma o aluno sempre irá se deparar com ensino das artes, por isso, esse vídeo esclarecer pra que serve e onde são aplicadas cada tipo de técnicas de artes visuais. O vídeo pode ser apresentado no inicio da aula de história da arte, para estimular o interesse dos alunos em se tornarem grandes profissionais de artes, como por exemplo: arquiteto, pintor, desenhista e etc.
     Podemos também, destacar no vídeo os desenhos geométricos, onde utiliza se as formas, que dão origem a outro trabalho artístico. O vídeo serve para mostra que através das artes visuais, o professor e aluno podem expressar sua cultura, opinião, conhecimento, pois, a arte é meio de comunicação completa, que despertar emoção e curiosidade nas pessoas, e que pode transformar e deixar um lugar mais atraente, como pode ser vista no do decorrer do vídeo, de forma, que todos possam entender a mensagem e as características principais do vídeo.



Terceiro vídeo-Técnica de gravura em Tecido - Monotipia
http://www.youtube.com/watch?v=5PBX2KEerJ8

    Este é um tipo de vídeo, mas específico que vai ensinar como realizar a técnica de tingimento de monotipia em tecido, onde explica passo a passo como é feito esse tipo de técnica, que é muito utilizando hoje, para criar várias imagens, da forma e cores que o aluno ou professor desejar utilizar para fazer o tingimento.
     Esse tipo de técnica também pode ser realizado na escola, principalmente nas aulas de arte, que ajudará o aluno ter conhecimento sobre as mistura das cores. E depois de realizar essa técnica com os alunos, o professor pode fazer uma exposição dos resultados obtidos, para outros alunos da escola. Onde eles podem interagir com outros colegas, a respeito do seu trabalho, enfim o vídeo auxiliar o professor de como é feito a técnica de monotipia, que envolve a disciplina da teoria da cor.



Quarto vídeo – Cores
 http://www.youtube.com/watch?v=JItpE--nk5E

     O vídeo “cores”, primeiramente fala sobre as cores primárias, que são vermelho, amarelo e azul, através dessas cores podem surgir outras cores que são chamados de secundários, onde termos verde, roxo e laranja. Com ajuda desse vídeo, o aluno pode entender melhor sobre a mistura das cores. O vídeo pode ser exibido na sala de aula, para explicar melhor sobre a teoria da cor aos alunos de 2ª a 6ª ano do ensino fundamental, depois disso, o professor pode realizar o mesmo processo das cores com seus alunos.
     Esse tipo de atividade é muito importante para as crianças entenderem sobre a relação das cores entre si, e que com arte também podemos aprender muitas coisas. Com isso, o aluno aprende como utilizar cores, para criar outras cores a partir de dois e três cores diferentes, que farão o estudante terem curiosidade de criar outras obras de artes.  


Quinto - Como fazer um Sapo de papel, origami.
 http://www.youtube.com/watch?v=Y-muMqUw1HI

     Através desse vídeo, o professor pode mostra para os alunos que a partir de um papel várias figuras interessantes podem ser criadas, como por exemplo: sapo de papel basta seguir corretamente os passos apresentadas no vídeo. São figuras simples mais que poderá ajudar na aprendizagem do aluno, através dessa atividade a crianças aprende a se concentrar para poder observar cada detalhe que compõem a figura.
     Origami é uma arte que se baseia em dobrar o papel para fazer bonitas e interessantes figuras. Onde o aluno precisa prestrar bastante atenção, usar a imaginação e a criatividade, por isso, é importante que o professor realize esse tipo de trabalho de arte com alunos. Esse tipo de atividade pode ser realizado na escola, com alunos de 1ª  a 4ª ano do ensino fundamental. Por que, com vídeo aula fica melhor para o aluno aprender e a aula fica mais interessante.
     Portanto, os vídeos que conhecemos até aqui, podem sim auxiliar bastante a aula de arte, facilitando a aprendizagem dos alunos, para adquirir novos conhecimentos, e para formação de um futuro profissional de arte. Enfim, os vídeos educativos são desenvolvidos com objetivo de estimular a criatividade das crianças, tornando as aulas mais interessante não apena para o aluno, mas também para o professor e a escola em geral.     

segunda-feira, 4 de março de 2013

A arte e a tecnologia como forma de expressão artística.

          Certamente arte e tecnologia sempre estiveram juntas, como formas para o ser humano se expressar de ante das obrigações da natureza, por isso, o homem esteve sempre inventando e reinventando recursos tecnológicos, para se comunicar mais rápido em longa distância. Por essa razão, o homem está sempre em busca de novas artes de comunicação, que a cada estante sofrem transformações e inovações, tornando se importantes para o desenvolvimento da arte que hoje conhecemos, por que, cada parte que constrói uma máquina é arte que o homem inventou e, só através dessa arte tecnológica o ser humano teve a oportunidade de chegar a diversos lugares ao mesmo tempo. Diante disso, esta atividade irá abordar sobre as diversas formas de expressão, como arte e tecnologia, para melhor compreensão sobre o uso do mesmo.
         A arte de alguma forma sempre contribuiu com avanço da tecnologia, que com passado tempo ganhou destaque como meio de comunicação artístico. Como por exemplo, artemídia um importante ferramenta artística, apesar de algumas tecnologias já existirem a muito tempo só agora foram reconhecidos com formas de expressão artística. Segundo Machado (2007), a artemídia é uma forma de expressão artística que se apropriam de recursos tecnológicos das mídias, além de contribuir artisticamente também colabora para o desenvolvimento de novas tecnologias. 
Com ajuda da artemídia, a comunicação através de arte tornou se pratico e fácil, que vai desde fotografia, vídeo e cinema, além da web arte, estes são meios de expressão onde se utiliza a tecnologia, no qual destaca se também a Internet, que atualmente tem crescido devido sua característica de execução da informação de forma mais real e rápido. Vale resaltar que produções como fotografia já existiam há muito tempo e só depois de surgiu a artemídia, que hoje torna se importante forma de expressão artística.
         A expressão gráfica ao longo do tempo tem sofrido diversas mudanças como forma de expressão artística. Segundo Albuquerque (2009), a expressão gráfica na arte é a forma de como o pensamento artístico se manifesta por meio da imagem. Que graça a essa forma gráfica podemos expressar as características que desejamos na imagem, como um meio de comunicação tecnológico. Com o avanço das tecnologias, a possibilidade de comunicação visual se tornou cada vez maior, devido à capacidade de transmissão de informação, como é o caso do computador e o vídeo. A expressão gráfica teve alguma alteração por causa do uso do computador e vídeo pela melhor visualidade da imagem.
           As tecnologias de comunicação, por meio da arte às informações são mais facilmente compreendidas pelo público, a fotografia é uma artemídia que está presente até hoje, abrindo caminho para o desenvolvimento do cinema e o vídeo de produções artísticas, isso melhora bastante a visualização das coisas em tempo real, permitindo que outros lugares tivessem a mesma qualidade visual das imagens. Podendo gravar e regravar diversos vídeos com maior rapidez e com mesmas características de produção visual, mesmo a distância com as novas formas de expressão homem pode ter acesso às mesmas informações da outra parte do mundo, por que, o que era impossível no passado, hoje tudo se torna possível por meio da tecnologia.
       O computador tem sido importante peça de criação arte tecnológica por transmitir imagem em osciloscópios e registrando-as em películas cinematográficas, com isso, também começaram a surgir artes realizadas através de computadores. Muitas dessas imagens criadas no computador podem ser exibidas em telas, papel, filme ou em vídeo, sob a projeção das formas tradicionais. Além de o computador servir como suporte de geração de imagem, também serve para recursos interativos entre diversas pessoas. A diferença do computador dos dias atuais é a capacidade de criação de matrizes digitais, para melhor visualização da imagem produzida.
         Com avanço do computador para os dias de hoje, uma imagem pode sofrer pequenos retoques, atualização ou recriação conforme o desejo do artista no que for necessário, com isso, o artista não trabalha com imagem real, mais sim através de imagens criadas no computador. Isso é possível através dos programas que o computador possui para receber certas instruções, que controla os recursos de uma máquina, como hardware e software, são estas formas de expressão que torna possível a arte e tecnologia.  
        Atualmente umas das tecnologias mais utilizadas e que tem crescido com meio de expressão é a Internet, apesar de pouco tempo de existência já está presente em todo mundo, devido sua característica que o compõem para transmitir informação sobre um determinado assunto. De acordo com Henriques (2004), a internet não possui um dono específico, mas daqueles que utilizam para alguma atividade como, downloads e uploads. Além disso, permitem criar espaços virtuais, como weblogs, groupware, chats e entre outras características que a internet possibilita para o artista. Sendo que a internet funciona como uma grande rede, capaz de transmitir várias informações para diversos lugares do mundo.
A internet como meio de comunicação se expandiu na década de 1990, através de computadores interligados no mundo inteiro, com isso, a transmissão de informação ficou mais fácil para as pessoas, enviar e receber notícia sobre vários assuntos. Com a internet podemos ter acesso a uma grande biblioteca de conhecimento através de textos, livros, músicas, vídeos, fotos, jogos e etc. De acordo, com a conexão de computadores na rede de internet, segundo Henriques (2004), internet está baseada em três conceitos principais; a navegação por hipertextos, e interação através de e-mail e multimídia.
Enfim, a comunicação com a internet acontece pela combinação das tecnologias, para que possa haver interação entre pessoas, como por exemplo; o blog, que é uma ferramenta que possibilita transmitir informação e adquirir novos conhecimentos. Todo isso, é possível hoje graça evolução das tecnologias, e das que estão surgindo como forma de expressão visual.
          Uma das formas mais acessíveis nos dia atuais é o que chamamos de Blog, por que, pode ser utilizado para diferentes fins na área artística. É por meio de blogs que vários artistas divulgam pesquisas e trabalhos realizados sobre diferentes temas, que pode ter acessando pelo mundo inteiro. Existem blogs pessoais de artistas para postagem de opinião sobre arte-Educação, e tem blogs específicos para divulgação de eventos, que muitos podem ter acesso para fins culturais, exposição, festival e etc. Para isso, basta criar um blog para postar trabalhos, além de poder personalizar do jeito que desejar e aproveitar os recursos que o blog oferece como fonte de informação.
             Portanto, as formas de expressão deste a sua criação tem contribuído para melhorar o dia-a-dia do homem, com meio de comunicação que as pessoas do mundo inteiro podem ter acesso por meio das tecnologias. Por que a vida do ser humano está baseada na comunicação, que hoje é possível através de computador e a rede de internet, presentes em vários lugares do mundo, isso tem possibilitado ter acesso a diversas informações do passado e também dos dias atuais. Com ajuda da internet pode ser realizado pesquisa sobre diferente assunto, e no blog pode ser postado trabalhos, como por exemplo; atividades de artes visuais. Isso só contribui para formação intelectual do ser humano em relação a arte e as tecnologias que estão em sua volta.
  

Referências:
MACHADO, A. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
Artes Plásticas – Licenciatura. 2. Educação a distância. I. Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de. II. Título. III. Série, 2009.
HENRIQUES, R. M. N. Memória, museologia e virtualidade: um estado sobre o Museu da Pessoa. Lisboa, 2004. Dissertação de Arquitetura, Urbanismo e Geografia; Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologia, 2004.
CASTELLS, M. A galáxia da internet. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

Minha Biografia

Meu nome é Roberval de Souza Pinheiro, nasci em São Gabriel da Cachoeira, no dia 21 de julho de 1989, tenho 23 anos de idade, solteiro, morro com meus pais, que se chamam Abraão Pinheiro e Maria de Souza, meu irmão Bernaldo e Marinéia, Roberta (minhas duas irmãs mais novas) . Em novembro de 2012 conclui o curso técnico em hospedagem – CETAM, atualmente estou cursando Artes Visuais, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Trabalho como de agricultor junto com meus pais, mais pretendo ter outra profissão que encaixa com os cursos que estou cursando no momento.  Atualmente morro em Santa Isabel do Rio Negro, no bairro do São Judas Tadeu, na estrada do aereoporto. Gosto muito de ler e de fazer desenho de paisagem, que é o meu ponto forte em arte.