segunda-feira, 4 de março de 2013

A arte e a tecnologia como forma de expressão artística.

          Certamente arte e tecnologia sempre estiveram juntas, como formas para o ser humano se expressar de ante das obrigações da natureza, por isso, o homem esteve sempre inventando e reinventando recursos tecnológicos, para se comunicar mais rápido em longa distância. Por essa razão, o homem está sempre em busca de novas artes de comunicação, que a cada estante sofrem transformações e inovações, tornando se importantes para o desenvolvimento da arte que hoje conhecemos, por que, cada parte que constrói uma máquina é arte que o homem inventou e, só através dessa arte tecnológica o ser humano teve a oportunidade de chegar a diversos lugares ao mesmo tempo. Diante disso, esta atividade irá abordar sobre as diversas formas de expressão, como arte e tecnologia, para melhor compreensão sobre o uso do mesmo.
         A arte de alguma forma sempre contribuiu com avanço da tecnologia, que com passado tempo ganhou destaque como meio de comunicação artístico. Como por exemplo, artemídia um importante ferramenta artística, apesar de algumas tecnologias já existirem a muito tempo só agora foram reconhecidos com formas de expressão artística. Segundo Machado (2007), a artemídia é uma forma de expressão artística que se apropriam de recursos tecnológicos das mídias, além de contribuir artisticamente também colabora para o desenvolvimento de novas tecnologias. 
Com ajuda da artemídia, a comunicação através de arte tornou se pratico e fácil, que vai desde fotografia, vídeo e cinema, além da web arte, estes são meios de expressão onde se utiliza a tecnologia, no qual destaca se também a Internet, que atualmente tem crescido devido sua característica de execução da informação de forma mais real e rápido. Vale resaltar que produções como fotografia já existiam há muito tempo e só depois de surgiu a artemídia, que hoje torna se importante forma de expressão artística.
         A expressão gráfica ao longo do tempo tem sofrido diversas mudanças como forma de expressão artística. Segundo Albuquerque (2009), a expressão gráfica na arte é a forma de como o pensamento artístico se manifesta por meio da imagem. Que graça a essa forma gráfica podemos expressar as características que desejamos na imagem, como um meio de comunicação tecnológico. Com o avanço das tecnologias, a possibilidade de comunicação visual se tornou cada vez maior, devido à capacidade de transmissão de informação, como é o caso do computador e o vídeo. A expressão gráfica teve alguma alteração por causa do uso do computador e vídeo pela melhor visualidade da imagem.
           As tecnologias de comunicação, por meio da arte às informações são mais facilmente compreendidas pelo público, a fotografia é uma artemídia que está presente até hoje, abrindo caminho para o desenvolvimento do cinema e o vídeo de produções artísticas, isso melhora bastante a visualização das coisas em tempo real, permitindo que outros lugares tivessem a mesma qualidade visual das imagens. Podendo gravar e regravar diversos vídeos com maior rapidez e com mesmas características de produção visual, mesmo a distância com as novas formas de expressão homem pode ter acesso às mesmas informações da outra parte do mundo, por que, o que era impossível no passado, hoje tudo se torna possível por meio da tecnologia.
       O computador tem sido importante peça de criação arte tecnológica por transmitir imagem em osciloscópios e registrando-as em películas cinematográficas, com isso, também começaram a surgir artes realizadas através de computadores. Muitas dessas imagens criadas no computador podem ser exibidas em telas, papel, filme ou em vídeo, sob a projeção das formas tradicionais. Além de o computador servir como suporte de geração de imagem, também serve para recursos interativos entre diversas pessoas. A diferença do computador dos dias atuais é a capacidade de criação de matrizes digitais, para melhor visualização da imagem produzida.
         Com avanço do computador para os dias de hoje, uma imagem pode sofrer pequenos retoques, atualização ou recriação conforme o desejo do artista no que for necessário, com isso, o artista não trabalha com imagem real, mais sim através de imagens criadas no computador. Isso é possível através dos programas que o computador possui para receber certas instruções, que controla os recursos de uma máquina, como hardware e software, são estas formas de expressão que torna possível a arte e tecnologia.  
        Atualmente umas das tecnologias mais utilizadas e que tem crescido com meio de expressão é a Internet, apesar de pouco tempo de existência já está presente em todo mundo, devido sua característica que o compõem para transmitir informação sobre um determinado assunto. De acordo com Henriques (2004), a internet não possui um dono específico, mas daqueles que utilizam para alguma atividade como, downloads e uploads. Além disso, permitem criar espaços virtuais, como weblogs, groupware, chats e entre outras características que a internet possibilita para o artista. Sendo que a internet funciona como uma grande rede, capaz de transmitir várias informações para diversos lugares do mundo.
A internet como meio de comunicação se expandiu na década de 1990, através de computadores interligados no mundo inteiro, com isso, a transmissão de informação ficou mais fácil para as pessoas, enviar e receber notícia sobre vários assuntos. Com a internet podemos ter acesso a uma grande biblioteca de conhecimento através de textos, livros, músicas, vídeos, fotos, jogos e etc. De acordo, com a conexão de computadores na rede de internet, segundo Henriques (2004), internet está baseada em três conceitos principais; a navegação por hipertextos, e interação através de e-mail e multimídia.
Enfim, a comunicação com a internet acontece pela combinação das tecnologias, para que possa haver interação entre pessoas, como por exemplo; o blog, que é uma ferramenta que possibilita transmitir informação e adquirir novos conhecimentos. Todo isso, é possível hoje graça evolução das tecnologias, e das que estão surgindo como forma de expressão visual.
          Uma das formas mais acessíveis nos dia atuais é o que chamamos de Blog, por que, pode ser utilizado para diferentes fins na área artística. É por meio de blogs que vários artistas divulgam pesquisas e trabalhos realizados sobre diferentes temas, que pode ter acessando pelo mundo inteiro. Existem blogs pessoais de artistas para postagem de opinião sobre arte-Educação, e tem blogs específicos para divulgação de eventos, que muitos podem ter acesso para fins culturais, exposição, festival e etc. Para isso, basta criar um blog para postar trabalhos, além de poder personalizar do jeito que desejar e aproveitar os recursos que o blog oferece como fonte de informação.
             Portanto, as formas de expressão deste a sua criação tem contribuído para melhorar o dia-a-dia do homem, com meio de comunicação que as pessoas do mundo inteiro podem ter acesso por meio das tecnologias. Por que a vida do ser humano está baseada na comunicação, que hoje é possível através de computador e a rede de internet, presentes em vários lugares do mundo, isso tem possibilitado ter acesso a diversas informações do passado e também dos dias atuais. Com ajuda da internet pode ser realizado pesquisa sobre diferente assunto, e no blog pode ser postado trabalhos, como por exemplo; atividades de artes visuais. Isso só contribui para formação intelectual do ser humano em relação a arte e as tecnologias que estão em sua volta.
  

Referências:
MACHADO, A. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
Artes Plásticas – Licenciatura. 2. Educação a distância. I. Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de. II. Título. III. Série, 2009.
HENRIQUES, R. M. N. Memória, museologia e virtualidade: um estado sobre o Museu da Pessoa. Lisboa, 2004. Dissertação de Arquitetura, Urbanismo e Geografia; Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologia, 2004.
CASTELLS, M. A galáxia da internet. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário