terça-feira, 12 de março de 2013

Os cinco vídeos que podem auxiliar as aulas de artes visuais.

     Através de vídeos educativos, com certeza as aulas ficam mais interessantes para o aluno, facilitando a construção de conhecimento sobre um determinado assunto de artes, ou qualquer outra disciplina. Com uso de vídeo o estudante pode esclarecer e entender melhor o assunto, e assim criar e enriquecer seu conceito a respeito do tema que está sendo abordado. Diante disso, vamos conhecer cinco vídeos que podem auxiliar as aulas de artes visuais.

Primeiro vídeo-Alegria Infantil - Pra Que Arte na Educação
http://www.youtube.com/watch?v=fuzdpVBS5bI

     Este é um tipo de vídeo que pode utilizado para incentivar os alunos a gostar de estudar e praticar arte, pois a arte faz parte do dia a dia do ser humano, mais muitas vez não darmos maior atenção para os pequenos detalhes da vida. Com isso, o vídeo “Pra que arte na educação”, vem para esclarecer que com arte também podemos ensinar e educar as crianças, não apenas crianças, outras pessoas mais velhas, que até hoje estão aprendendo através da arte.
     Com ajuda da arte podemos criar algo, usando apena a imaginação, além disso, o aluno pode transformar pequenas coisas em grandes obras de arte, pode expressar seu ponto de vista sobre o tema proposta, para isso, basta querer e fazer acontecer, pois tudo é possível. O vídeo facilita muito o trabalho do professor e também fica melhor para a aprendizagem do estudante. Este vídeo pode ser aproveitado nas aulas de arte, com os alunos do ensino fundamental, para estimular as crianças usar a criatividade, para adquirir novos conhecimentos.


 Segundo vídeo- Artes visuais
http://www.youtube.com/watch?v=Y4YxOUZPZyc

     Nesse vídeo, explica como a arte pode fazer a diferença na vida do ser humano, isso significa que a arte abrange todas as disciplinas de ensino, de qualquer forma o aluno sempre irá se deparar com ensino das artes, por isso, esse vídeo esclarecer pra que serve e onde são aplicadas cada tipo de técnicas de artes visuais. O vídeo pode ser apresentado no inicio da aula de história da arte, para estimular o interesse dos alunos em se tornarem grandes profissionais de artes, como por exemplo: arquiteto, pintor, desenhista e etc.
     Podemos também, destacar no vídeo os desenhos geométricos, onde utiliza se as formas, que dão origem a outro trabalho artístico. O vídeo serve para mostra que através das artes visuais, o professor e aluno podem expressar sua cultura, opinião, conhecimento, pois, a arte é meio de comunicação completa, que despertar emoção e curiosidade nas pessoas, e que pode transformar e deixar um lugar mais atraente, como pode ser vista no do decorrer do vídeo, de forma, que todos possam entender a mensagem e as características principais do vídeo.



Terceiro vídeo-Técnica de gravura em Tecido - Monotipia
http://www.youtube.com/watch?v=5PBX2KEerJ8

    Este é um tipo de vídeo, mas específico que vai ensinar como realizar a técnica de tingimento de monotipia em tecido, onde explica passo a passo como é feito esse tipo de técnica, que é muito utilizando hoje, para criar várias imagens, da forma e cores que o aluno ou professor desejar utilizar para fazer o tingimento.
     Esse tipo de técnica também pode ser realizado na escola, principalmente nas aulas de arte, que ajudará o aluno ter conhecimento sobre as mistura das cores. E depois de realizar essa técnica com os alunos, o professor pode fazer uma exposição dos resultados obtidos, para outros alunos da escola. Onde eles podem interagir com outros colegas, a respeito do seu trabalho, enfim o vídeo auxiliar o professor de como é feito a técnica de monotipia, que envolve a disciplina da teoria da cor.



Quarto vídeo – Cores
 http://www.youtube.com/watch?v=JItpE--nk5E

     O vídeo “cores”, primeiramente fala sobre as cores primárias, que são vermelho, amarelo e azul, através dessas cores podem surgir outras cores que são chamados de secundários, onde termos verde, roxo e laranja. Com ajuda desse vídeo, o aluno pode entender melhor sobre a mistura das cores. O vídeo pode ser exibido na sala de aula, para explicar melhor sobre a teoria da cor aos alunos de 2ª a 6ª ano do ensino fundamental, depois disso, o professor pode realizar o mesmo processo das cores com seus alunos.
     Esse tipo de atividade é muito importante para as crianças entenderem sobre a relação das cores entre si, e que com arte também podemos aprender muitas coisas. Com isso, o aluno aprende como utilizar cores, para criar outras cores a partir de dois e três cores diferentes, que farão o estudante terem curiosidade de criar outras obras de artes.  


Quinto - Como fazer um Sapo de papel, origami.
 http://www.youtube.com/watch?v=Y-muMqUw1HI

     Através desse vídeo, o professor pode mostra para os alunos que a partir de um papel várias figuras interessantes podem ser criadas, como por exemplo: sapo de papel basta seguir corretamente os passos apresentadas no vídeo. São figuras simples mais que poderá ajudar na aprendizagem do aluno, através dessa atividade a crianças aprende a se concentrar para poder observar cada detalhe que compõem a figura.
     Origami é uma arte que se baseia em dobrar o papel para fazer bonitas e interessantes figuras. Onde o aluno precisa prestrar bastante atenção, usar a imaginação e a criatividade, por isso, é importante que o professor realize esse tipo de trabalho de arte com alunos. Esse tipo de atividade pode ser realizado na escola, com alunos de 1ª  a 4ª ano do ensino fundamental. Por que, com vídeo aula fica melhor para o aluno aprender e a aula fica mais interessante.
     Portanto, os vídeos que conhecemos até aqui, podem sim auxiliar bastante a aula de arte, facilitando a aprendizagem dos alunos, para adquirir novos conhecimentos, e para formação de um futuro profissional de arte. Enfim, os vídeos educativos são desenvolvidos com objetivo de estimular a criatividade das crianças, tornando as aulas mais interessante não apena para o aluno, mas também para o professor e a escola em geral.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário