sexta-feira, 22 de março de 2013

Fotomontagem e fotopintura como meio de expressão artística.

       Este trabalho tem o intuito de mostrar as principais características que contribuíram para a realização das obras de artes, através de fotomontagem e fotopintura, que longo do tempo provocou profundas mudanças nas artes visuais, deixando a fotografia de forma mais natural. E para entender melhor como utilizar cada forma artisticamente, as quais até hoje são usados para criar várias e bonitas montagens ou pinturas de fotos. Formando outra imagem conforme a técnica que o artista escolher para trabalhar a fotografia. Diante isso, esta atividade também irá explicar como trabalhar a fotografia como ferramenta artística, e assim esclarecer melhor a respeito do assunto.
      Fotomontagem é o processo que serve para  fazer uma composição através de fotografia ao cortar e reunir diversas fotos para formar outra imagem. Este tipo de trabalho é realizado atualmente através de softwares de edição de imagem como photoshopping e gimp, programas muito utilizado pelos artistas. Onde a qualidade de fotografia vai depender da pessoa que estiver trabalhando com o processo de montagem de imagem, buscando sempre um resultado mais feito possível entre os recortes das figuras. Quem trabalha com esse tipo de expressão pode realizar interessantes combinação de fotos, enfim pode usar o processo como matéria-prima para uma proposta que vai além do retrato.
      Fazer fotomontagem ficou muito fácil com os programas que o computador oferece para usuário, com diferente imagem que o artista pode usar para cortar e depois só colocar cada recorte em seu devido lugar, sobre a imagem que está sendo utilizado como plano de fundo. Agora dá para fazer montagem entre amigos e criar umas fotos divertidas para guardar como lembrança de amigos.
      Com ajuda da fotomontagem, o artista pode utilizar antigas fotografias para fazer uma nova composição, combinando as imagens recortadas e digitalizadas para dar origem a uma obra de arte surrealista. Por isso, a tendência de fotomontagem é a mais explorada na contemporaneidade, tornando se a forma muito usada por fotógrafos no mundo inteiro. Devido à capacidade de transformar varias imagens em uma única fotografia, por isso, hoje é muito comum visualizar foto que foram feitos pelo processo de fotomontagem.
      Fotopintura é outra tendência que serve para trabalhar com fotografia, que surgiu na época que havia apenas as fotos em preto e branco. Por quer, não existia máquinas fotográficas coloridas, e para os artistas colorirem as imagens que não tinham cor, deu-se origem à técnica chamada de fotopintura, onde o pintor era contratado para colorir o retrato, que antes eram em preto e branco, com ajuda da pintura ganha cor e vida, deixando a imagem de forma mais natural, além de poder fazer pequenas ajuntes no perfil da fotografia.
      A fotopintura vai um pouco além de colorir uma imagem, este processo serve também restaurar fotos bem antigas, para guardar o retrato por mais tempo. Por meio dela, o artista não apenas dá cor a fotos em branco e preto, o pintor ainda pode cria nova imagem, caso precise o artista pode alterar o cenário do retrato podendo colocar algumas personagem, para deixar a imagem trabalhada mais colorida e com mais detalhes.
      Para realizar essa técnica os pintores na época utilizavam tinta guache, mais hoje em dia já existe outro tipo de tinta, que serve para fazer o mesmo processo de fotopintura, além disso, hoje todos podem ter máquinas fotográficas, que tem a capacidade de revelar fotos coloridas. É por isso, que a técnica da fotopintura tornou se importante forma de expressão para realizar brilhantes obras de artes visuais. 
      Portanto, os dois processos que acabamos de conhecer, desde o nascimento da fotomontagem até hoje, é uma das técnicas importante que artistas usam para criar outra característica à visualização da imagem. Podendo trabalhar com várias e diferentes fotografias, e assim fazer as combinação entre os recortes de fotos, dando origem a uma nova representação a imagem. Outra técnica é fotopintura muito utilizado pelos artistas para colorir fotografia, que antes eram em preto e branco, e com ajuda da pintura a foto que não tinha cor, passou a ser colorido através de fotopintura.  


Passo a passo do processo de fotomontagem.
      Esta montagem foi feita a partir de seis fotos recortadas, como pode ser vista a seguir.

Figura 1: Gimp é o programa que foi utilizado para fazer fotomontagem. 

Figura 2: As duas imagens que foram utilizados primeiramente.

Figura 3: Selecionado a parte desejada para cortar.

Figura 4: Resultado da parte cortada quando apagar os objetos indesejados.

Figura 5: Agora começa a parte de mover a imagem cortado, para o plano de fundo desejado.

      Caso deseja inserir mais fotos, é só ir ao arquivo, abrir pasta de imagem e selecionar para abrir e depois de cortar o objeto desejado, para mover ao plano de fundo que está sendo trabalhado, como vamos ver a seguir. 

Figura 6: como podemos ver foram inserida mais duas imagem, e para aumentar e diminuir o tamanho de imagem é só redimensionar.


Figura 7: mais duas imagens foram cortadas e inserida para dá qualidade a fotomontagem.

Figura 8: Este é o resultado final realizado pelo processo de fotomontagem.

      Portanto, trabalhar com a técnica de fotomontagem, podemos criar uma fotografia bastante interessante, com vários recortes de imagem fazendo a combinação entre eles. Como pode ser vista na figura 8. 

                                            Passo a passo do processo de fotopintura.
      Esta pintura foi feita com minha própria fotografia em preto e branco, como pode ser vista a seguir. 

Figura 9: Foto que será usado para a técnica fotopintura.

Pintando o fundo da fotografia, ou seja, começar o processo de colorir a imagem, para de depois pintar outras da foto.
Figura 10: Pintando o plano de fundo da imagem.

Figura 11: Pintando a parte do cabelo.

Figura 12: Colorindo o rosto da figura humano.

Figura 13: Trabalhando a parte cores dos olhos.

Figura 14: Neste processo foi feito acabamento no cabelo, no rosto, olhos, da boca e outras. 

Figura 15: Dando cor a parte da camisa, depois só aceitar alguns detalhes da imagem.

Figura 16: Este é o resultado final da fotopintura realizado na fotografia em preto e branco. 
      Como podemos ver trabalhar com o processo da fotopintura é bastante fácil, por isso, essa técnica era muito utilizado para colorir fotos que não cor, a figura 16, mostra como é possível mudar o cenário de uma fotografia branco e preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário